A Ordem Sacerdotal na Igreja

   A ORDEM SACERDOTAL
A Ordem é o Santo Sacramento em que o Divino Espírito Santo concede ao condignamente eleito o poder de celebrar os santos sacramentos e instruir espiritualmente os fiéis da Santa Igreja.
O Clero Ortodoxo divide-se em três graus principais , sendo que para transmitir a dignidade de cada um desses graus , é necessária uma Consagração separada efetuada por um ou mais Bispos . A Consagração do Diácono e do Sacerdote é efetuada por um Bispo pela imposição das mãos e pronunciamento de formulas sagradas com invocação do Divino Espírito Santo.Bispo é Consagrado por outros três Bispos, entre os quais um deve ser obrigatoriamente um Arcebispo.
Os graus das Consagrações Sacerdotais são:
Diácono, o grau inferior de Consagração.
Sacerdote, o grau superior de Consagração.
Bispo, o grau supremo de Consagração.
                                                     
                                                           Diácono:

O Diácono auxilia nos ofícios religiosos e na celebração dos Santos Sacramentos, sem, todavia ter direito de celebrá-los individualmente.
È, portanto, um auxiliar do sacerdote e do bispo. O diácono recebe a imposição das mãos dos bispos, confirmando sua missão diante da comunidade que serve.
Dentro do diaconato existem graus de dignidade:
Diácono, Protodiácono e Arquidiácono. Temos ainda o Hierodiácono que é um diácono monge (solteiro). O Protodiácono é um titulo honorifico ao diácono casado, e Arquidiácono um titulo honorifico ao diácono solteiro.
                                                          Sacerdote:

O Sacerdote (presbítero) , celebra todos os Santos Sacramentos , com exceção do Santo Sacramento da Ordem. Ao mesmo tempo, cuida o sacerdote de todos os serviços religiosos.
Todavia, para isto é sempre necessária a aprovação do bispo. Isto demonstra perfeitamente, que o sacerdote e o diácono não são elementos independentes da hierarquia católica ortodoxa, mas sim estritamente ligados ao Bispo ou Arcebispo da Diocese e em completa dependência dos mesmos em assuntos espirituais e administrativos.
O Clero (presbítero) católico ortodoxo esta dividido em dois grupos distintos: Branco que é o clero casado e Negro que é o clero solteiro (monástico) . A opção presbiterial é feita no diaconato com a possibilidade de o mesmo ser casado ou não, uma vez feita a escolha, o religioso não poderá fazer Segunda opção, o sacerdote recebe a imposição das mãos dos bispos, confirmando seu chamado para a missão que foi confiado.
Toda ordenação sacerdotal é realizada durante a celebração litúrgica na presença da comunidade.
Os Sacerdotes podem ainda receber certos títulos honoríficos pelo seu trabalho pastoral, como Protopresbitero, Arquimandrita , Arcipreste , etc.

                                                              Bispo :

A Consagração de um Bispo é presidida por três ou dois outros, a fim de acentuar o aspecto coligado do episcopado.
O mesmo deve ser solteiro e ter conduta moral ilibada, como também ter um conhecimento intelectual amplo e carisma pastoral para conduzir melhor o rebanho do Senhor. O Bispo celebra todos os sacramentos sem exceção, possuindo, também, o poder de consagrar novos clérigos da Santa Igreja, transmitindo desta forma o poder do Divino Espírito Santo, herdado dos Santos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nossa Santa Igreja , segundo a tradição deseja que seus Bispos e Arcebispos e também seus Sacerdotes sejam celibatários e Consagrados inteiramente a Deus e a Sua Igreja , sendo que a ordem sacerdotal pode ser dada a um diácono casado( Cânon da Igreja Bizantina : 18 e 26) . Para o Episcopado poderá ser um sacerdote viúvo, ou um casado que tenha firmado com a esposa um vínculo de irmandade, documentado por ambos, e mesmo assim, após fecundo estudo e rigorosa observação de vida geral, sendo que para estes casos, as Sagradas Ordens, poderá ser dada por eles, somente com a presença do Metropolita Primaz. Entretanto, para as Consagrações Episcopais, as mesmas somente serão efetivadas pelo Arcebispo Metropolita e Primaz Locum Tenens .
O Bispo pode chamar-se Arcebispo ou Metropolita , quando é um Bispo que governa uma grande Eparquia (Diocese) , ou que mereceu principal distinção pelo seu trabalho.
O Arcebispo Primaz em uma região ou pais é o prelado que usufrui categorias superior aos Bispos e Arcebispos de uma região ou pais .
Nossa Santa Igreja é governada por um primus inter pares, o Arcebispo Metropolita e Primaz Locum Tenens, que é o Presidente do Santo Sínodo.
Além dos três graus do clero da Igreja, temos varias funções que tomam parte do clero da Igreja Católica Ortodoxa, a saber:
Postulante : ao iniciar nas atividades junto ao clero no altar
Paraeclesiarco: auxiliam os Santos Ofícios, já tendo passado pelo postulantado.
Hipodiácono: os que poderão seguir carreira eclesiástica servem a missa e outros ofícios Santos, vestem - se iguais aos diáconos , com uma única exceção não devem usar o cinto “ Oration” cruzado no peito e nas costas , podendo dizer que é um vice-diacono ou sub-diácono.
Leitorado, é um ministério desenvolvido por membros da comunidade, devidamente escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.
Os postulantes, paraeclesiarcos, Hipodiaconos, Diáconos, devem auxiliar pela ordem, limpeza e asseio da Igreja, para a maior gloria e beleza dos ofícios religiosos e para a maior gloria de Deus na terra

0 comentários:

Postar um comentário